Grupos Geradores para Hospitais

O custo de um apagão de alguns minutos em um hospital pode ser medido em termos econômicos. Mas o custo mais alto, o da segurança do paciente, não pode ser medido em milhões de dólares ou reais. Os hospitais e centros de emergência requerem geradores confiáveis, com fornecimento de energia que garante a continuidade elétrica em caso de falha na rede. O funcionamento das atividades de um hospital, depende da operação de equipamentos cirúrgicos, monitoramento de pacientes e medicação eletrônica automatizada. 

No caso de haver um corte na rede de distribuição de energia, os geradores de energia devem oferecer todas as garantias que irão iniciar no tempo, de modo que dificilmente afetem a atividade em salas de operação, bancos de teste, laboratórios ou instalações de hospitalização.



Exigências do ministério da saúde

O fornecimento de energia interrupta em hospitais é algo tão importante que o Ministério da Saúde prevê que todas as organizações hospitalares mantenham um sistema de energia elétrica de emergência caso haja falto no suprimento. 

A Anvisa também se posicionou a respeito e divulgou o Manual de Segurança no Ambiente Hospitalar, que se trata de um plano de emergência caso ocorra falta de energia elétrica. O plano prevê as estruturas que devem ser alimentadas, medidas para ausência total ou parcial de energia elétrica e treinamento para a população hospitalar.

                   

Os geradores de energia HIMOINSA garantem uma resposta com 100% de carga em dez segundos

Isso quer dizer que nossos geradores são capazes de fornecer toda a potência necessária nesse tempo e assim responder à segurança exigida por qualquer hospital para a operação normal. Além disso, vários grupos podem trabalhar em paralelo, com a possibilidade de sincronizar com a rede.

A natureza dessas instalações, muitas vezes requer um desenvolvimento de engenharia complexo para atender às necessidades técnicas e jurídicas. No Instituto Universitário do Hospital de Estrasburgo (França), por exemplo, a HIMOINSA forneceu dois grupos geradores de 1.550kVA sincronizados com duas redes diferentes.

Para garantir a continuidade no fornecimento, os dois geradores começam a sincronizar e assumem 100% da carga em 10 segundos, mas apenas um deles continua a operar em caso de emergência, uma vez que a fonte de energia desse grande centro de cirurgia é garantida pela imagem.


A HIMOINSA forneceu 12 grupos geradores em stand-by para alimentar os seis blocos de construção que compõem o novo hospital ao norte de Guayaquil (Equador)


Instituto Universitário do Hospital de Estrasburgo (França). Os sistemas de controle utilizam dois painéis de controle em cada grupo, de modo que, em caso de falha em qualquer um deles, a operação do equipamento é assegurada.



O BEM-ESTAR DOS PACIENTES DEVE SER A
PRIORIDADE DE QUALQUER CENTRO DE SAÚDE

Dada a sensibilidade dos espaços hospitalares, é preciso atentar aos ruídos causados por máquinas e equipamentos. Com isso, a HIMOINSA realiza com cada projeto um estudo rigoroso das necessidades de insonorização dos geradores, bem como das salas acústicas em que o equipamento será instalado, como a instalação de um HSW 510 kVa, representada ao lado, no Hospital Prontocord, centro hospital que está localizado em Manaus (Brasil) e possui mais de 30 anos de funcionamento, sendo posicionado como uma das grandes referências cardiovasculares da região.