HIMOINSA fornece energia do Rally Dakar 2018

A HIMOINSA forneceu um total de 8,5 MW de energia para abastecer os 10 campos instalados ao longo dos 9 mil quilômetros da corrida.

CASO DE ESTUDO | 8,5 MW  |  Dakar Rally 2018



Resumo do Projeto:

Lugar: Perú, Argentina e Bolívia

Potência Disponível: 6 x 503/524 kVA em PRP 

Grupos geradores: 6 unidades HPCW-500 D5-6 (Bifrequência)

Configuração especial: Fornecimento de energia  para atender aos 10 campos instalados pela ASO ao longo dos 9000 quilômetros de corrida, com geradores de duas freqüências preparados para resistir às condições adversas de temperatura, chuva e areia do percurso sem ter o desempenho diminuído

HIMOINSA, fornecedor oficial de energia de Dakar 2018, forneceu um total de 8,5 MW de energia para abastecer os 10 campos instalados ao longo dos 9000 quilômetros da corrida.


Seis geradores Power Cube de duas frequências, dois por acampamento, garantiram o bom funcionamento de todos os serviços para o alojamento de 2800 pessoas da organização, bem como os serviços do hospital de campo, as transmissões de televisão esportiva e os sistemas de geolocalização de os pilotos durante as corridas.



A equipe de engenharia da HIMOINSA projetou uma fonte de energia móvel, com três unidades técnicas independentes compostas por dois Power Cube e uma equipe técnica de 5 pessoas em cada uma dessas unidades que trabalhavam na instalação, comissionamento e transporte dos grupos . No total, cerca de quinze pessoas, engenheiros e técnicos, durante toda a reunião.

Os geradores forneceram até 503 kVA (50Hz) ou 524 kVA (60Hz) de potência PRP. A partir do momento em que a corrida começou, ambas as unidades trabalharam em paralelo para assegurar um fornecimento ininterrupto das retransmissões de televisão e o sistema de monitoramento dos sinais vitais dos drivers, o que permitiu, por via satélite, identificar qualquer emergência em toda a rota. Durante o resto do tempo, o segundo grupo agiu em caso de emergência, preparado para operar no caso de a demanda de energia do acampamento aumentar.




OBJETIVO 

Fornecer energia contínua para cada um dos acampamentos que o organizador do Dakar instalou durante a corrida. A rota cruzou países com frequências da rede elétrica de 50 Hz e 60 Hz e diversas condições climáticas, passando de territórios desérticos a áreas montanhosas.

SOLUÇÃO

Seis grupos geradores de bi-frequência, Power Cube modelo HPCW-500 D5-6, com motor FPT e alternador Cramaco, capazes de oferecer uma potência de até 1 MVA funcionando em paralelo. Todo o Power Cube teve um depósito de combustível interno com capacidade de 875 litros e um sistema automático de reposição de óleo. Além disso, foram incorporados depósitos externos de 2000 litros para garantir o fornecimento de energia em caso de eventualidade.




A HIMOINSA também disponibilizou ao evento dois grupos geradores em reserva, com o objetivo de oferecer garantias máximas em todos os momentos.

"Saindo da rede elétrica, os grupos geradores deveriam garantir um fornecimento de energia confiável e seguro ao longo da jornada", explica Mario Dovo, diretor de operações da HIMOINSA Argentina e Cono Sur. "Esta oferta modular permitiu que a equipe técnica sempre trabalhasse com dois campos, resolvendo antecipadamente qualquer eventualidade, mantendo o ritmo frenético da corrida".



Especificações Técnicas:



Quadros de Distribuição:

Os acampamentos do Dakar são o centro de operações de viagem, desde o qual são oferecidos hospedagem e serviços a todos os funcionários da organização do rally, às equipes esportivas dos corredores, aos meios de comunicação de todo o mundo, bem como aos serviços sanitários necessário para um evento dessas características. Para o fornecimento de cada campo, com uma extensão média de 1000 metros quadrados, a HIMOINSA forneceu oito quadros de alumínio, que reduz significativamente seu peso e montados em um dispositivo de transporte com duas rodas. Desta forma, tínhamos tabelas de bases móveis, fáceis de manusear, transportar a energia do Power Cube para os diferentes pontos de demanda do campo. Cada placa possui 16 tomadas de energia para uso industrial. Além disso, uma das oito placas fornecidas pelo acampamento foi configurada para uso exclusivo da televisão.



Eficiência no  funcionamento:

Os geradores incorporam um motor FPT C13TE7. O seu radiador elétrico foi equipado com um conversor de freqüência que adapta sua velocidade dependendo das necessidades de resfriamento. Desta forma, não só o nível de emissões sonoras é reduzido, mas também uma otimização do consumo de combustível e, portanto, uma maior eficiência no funcionamento do grupo gerador.

Condições meteorológicas adversas:

Os grupos geradores HIMOINSA foram projetados para suportar as condições ambientais adversas apresentadas pela rota de rali. De acordo com César Rodríguez, Gerente de Projeto da HIMOINSA, "os dados obtidos durante os testes dos equipamentos antes de sair da fábrica foram ótimos e a experiência no terreno o corroborou: o desempenho dos grupos não foi reduzido a qualquer momento , embora tivessem que suportar as altas temperaturas das dunas peruanas para a persistente chuva do altiplano boliviano ". Nesse sentido, os seis Power Cube foram equipados com um filtro de ar compacto e não metálico, que oferece uma alta capacidade de filtragem e é ideal para equipamentos que operam em ambientes de poeira média a intensa.



Logística:

Para conseguir uma melhor otimização do espaço, o sistema de resfriamento do HIMOINSA Power Cube está instalado na parte superior do corpo. Suas dimensões compactas, em recipientes de 10 pés, facilitaram muito o transporte e a logística durante os dias de corrida, tornando-se um gerador especialmente interessante para esse tipo de evento.



O diretor de logística do Dakar, Thomas Cerf-Mayer, avaliou muito positivamente o trabalho realizado pelos técnicos da HIMOINSA, bem como o desempenho dos grupos geradores durante quase 15 dias da corrida. A HIMOINSA foi escolhida como uma das principais marcas de geração do mercado e o resultado obtido corroborou a confiabilidade de seus equipamentos e o rigor e experiência de seus técnicos.