Grupos Geradores e climas extremos. Como configurar o seu equipamento para continuar a oferecer o melhor desempenho?

O ambiente hostil pode afetar seriamente o desempenho do seu grupo gerador, portanto, uma adaptação ao ambiente e a adoção de uma série de medidas extras permitem obter o melhor desempenho, independentemente de onde o projeto seja desenvolvido.


"Não é a mais forte das espécies que sobrevive, nem é a mais inteligente que sobrevive. É o que melhor se adapta às mudanças ”, disse o naturalista britânico Charles Darwin. Essa falta de adaptação ao meio ambiente nos obriga a não realizar 100% da nossa atividade. Esse processo de redução da capacidade nominal de trabalho é conhecido como "desclassificação" e também afeta os grupos geradores quando ocorrem mudanças no ambiente em que costumam trabalhar, tornando necessário aplicar modificações aos geradores para que eles operem normalmente. Portanto, antes de selecionar as características do grupo gerador, é necessário identificar claramente os fatores determinantes do ambiente em que ele realizará seu trabalho.

Os principais fatores condicionantes no estudo de viabilidade de um grupo em ambientes climáticos extremos são quatro:

  • Temperatura
  • Umidade
  • Pressão Atmosférica
  • Qualidade do ardepende de vários fatores, entre eles concentração de oxigênio, partículas em suspensão, salinidade ou vários poluentes ambientais, entre outros.




Climas com temperatura ambiente de -10ºC ou acima de 40ºC, umidade acima de 70% ou um ambiente deserto com uma grande quantidade de poeira em suspensão são exemplos claros de condições ambientais extremas. Todos esses fatores podem causar problemas e reduzir a vida útil dos grupos geradores, tanto se eles trabalham em modo de espera, pois precisam permanecer inativos por longos períodos de tempo ou continuamente, porque o motor pode aquecer facilmente devido ao número de horas trabalhando, ainda mais em ambientes empoeirados.


O que pode acontecer ao meu grupo gerador sob condições extremas de calor ou frio?


Entenderemos climas extremamente frios para o grupo gerador quando a temperatura ambiente puder cair para temperaturas congelantes de qualquer um de seus componentes. Em um clima abaixo de -10ºC, pode acontecer que:

  • Existem dificuldades de partida devido à baixa temperatura do ar.
  • A condensação de umidade surge no alternador e no radiador, criando camadas de gelo.
  • Acelere o processo de descarga da bateria.
  • Circuitos contendo fluidos, como óleo, água ou diesel, são congelados.

  • Os filtros de óleo ou diesel estão entupidos.
  • Produza tensão térmica na partida, correndo o risco de quebra no bloco do motor e no circuito, de uma temperatura extremamente baixa a uma temperatura extremamente alta em um período de tempo relativamente curto.
  • As partes móveis do motor tornam-se mais sensíveis à quebra, também devido ao possível congelamento do lubrificante.


Pelo contrário, ambientes extremamente quentes (acima de 40ºC) afetam essencialmente a redução da potência, devido à variação da densidade do ar e sua concentração de O2 para realizar o processo de combustão. Existem casos específicos para ambientes como:


Climas tropicais e ambientes de selva:

Nesses tipos de climas, temperaturas muito altas são combinadas com níveis de umidade especialmente altos (geralmente acima de 70%). Grupos geradores sem nenhum tipo de contramedida podem perder cerca de 5 a 6% da energia ou porcentagens ainda maiores. Além disso, a umidade intensa faz com que os enrolamentos de cobre do alternador sofram uma oxidação rápida (principalmente os rolamentos são sensíveis). Tem um efeito semelhante ao que encontraríamos em temperaturas extremamente baixas.

Climas do deserto:

Em climas desérticos, é conhecida a mudança drástica entre as temperaturas diurna e noturna: durante o dia é possível atingir temperaturas acima de 40ºC e à noite pode cair para 0ºC. O problema para grupos geradores pode surgir de duas maneiras:

  • Problemas devido a altas temperaturas durante o dia; diminuição da potência devido à variação na densidade do ar, alta temperatura do ar que afeta a capacidade de refrigeração do ar dos componentes do grupo e, principalmente, o bloco do motor, etc.
  • Devido a baixas temperaturas durante a noite; dificuldade de partida, aceleração da descarga da bateria, estresse térmico no bloco do motor, etc.

Além da temperatura, pressão e umidade, existem outros fatores que podem afetar a operação do grupo gerador:

  • Poeira em suspensão: pode afetar o sistema de admissão do motor, resfriando, reduzindo a passagem de ar no radiador, componentes elétricos do painel de controle, alternador, etc.
  • Salinidade ambiental: afetaria em geral todas as partes metálicas, mas com maior importância para o alternador e para o corpo do grupo gerador.
  • Produtos químicos e outros tipos de contaminantes abrasivos: Dependendo da natureza, eles podem afetar a eletrônica, o alternador, a carroceria, a ventilação e outros componentes em geral.



Configuração recomendada com base na localização do grupo


Os fabricantes de grupos geradores adotam certas medidas para evitar os inconvenientes descritos anteriormente. Dependendo do tipo de ambiente, podemos coletar o seguinte.

Em clima de frio extremo (<-10ºC), pode incluir:


Proteções de temperatura:

1. Resistência de aquecimento do líquido de arrefecimento do motor

    • Com bomba
    • Sem bomba
2. Resistência ao aquecimento do óleo
    • Com bombeamento. Sistema de aquecimento com bomba integrada no aquecimento de refrigerante.
    • Adesivos de Carter ou resistores de imersão
3. Aquecimento de combustível
    • No pré-filtro
    • Na manga

4. Sistema de aquecimento a queimador a diesel para locais onde não há uma fonte de alimentação auxiliar.
5. Aquecimento da entrada de ar.
6
Elementos de aquecimento do compartimento do gerador.
7. Caldeu do painel de controle. Estações com resistência em exposição.

Proteções de neve:

8. Capuzes de neve "Snow-Hood”
9. Filtro do alternador
10. Lâminas motorizadas ou sob pressão

Proteção em altitude:

11. Motores turboalimentados (para potências inferiores a 40 kVA e dependendo do modelo, pois em potências mais altas é padrão).

Ante clima de calor extremo (>40ºC):


Proteções de temperatura:

1. Radiadores de 50ºC (temperatura ambiente)

    • Aberto
    • Carenado

2. Arrefecimento do circuito de retorno de combustível.
3. Motores especiais para suportar temperaturas acima de 40ºC (para grupos a gás).

Proteções de umidade:

4. Verniz especial no alternador

5. Resistência anti-condensação no alternador.
6. Resistência à anti-condensação em quadros.

7. Pintura especial.

    • C5I-M (carenado)
    • Primer enriquecido em zinco (em corpos)

Proteções contra areia / poeira:

8. Armadilhas de areia nas entradas de ar
9
Venezianas motorizadas ou de pressão de ar
10. Filtro para alternador
11
Filtro ciclônico no motor


A HIMOINSA, com quase 40 anos de experiência na fabricação de grupos geradores, desenvolveu vários projetos em locais com climas extremos, com resultados bem-sucedidos. Algumas delas realizadas nos últimos anos são:


Conclusão

Uma configuração correta do seu grupo gerador e a realização de estudos climatológicos anteriores do local do equipamento (temperatura, condições de umidade, pressão e poluentes atmosféricos) ajudarão o grupo gerador a prolongar sua vida útil e manter suas condições em perfeitas condições. desempenho, além dos acessórios adequados, as tarefas de manutenção são reduzidas. A equipe de engenharia técnica completa e experiente da HIMOINSA sempre realiza esses estudos preliminares no local, e eles podem ajudá-lo a tomar a decisão de configuração mais apropriada para o seu projeto.