HIMOINSA fornecendo energia contínua na Antártida

Grupos geradores HIMOINSA como fonte única de energia nas bases San Martín e Esperanza na Antártida. O Exército Argentino instalou os geradores após uma manobra difícil mas que garantem o máximo desempenho sob as condições mais extremas.



Consideradas como bases emblemáticas da Antárticas por ser o primeiro assentamento humano permanente localizado abaixo do círculo polar antártico e por registrar o primeiro nascimento na Antártida, entre outras coisas, as bases San Martin e Esperanza recebem energia elétrica através de geradores

Os modelos HFW-160 T5 e HFW-350 T5 são capazes de operar em condições climáticas extremas, como as habituais na Antártida. Dada a sua localização remota e as condições de temperatura mais exigentes, os geradores tiveram que ser movidos e instalados após uma tarefa difícil e bem sucedida realizada pelo Exército Argentino.






Energia continua 24 horas por dia


Com duas unidades dos modelos HFW-160 T5 e HFW-350 T5 instaladas nas bases San Martin e Esperanza, respectivamente, a energia contínua é fornecida intercalando a sua operação. Esses períodos de tempo são usados para executar a manutenção necessária do equipamento.


Os grupos geradores HIMOINSA trabalham em alternância, garantindo uma alimentação contínua e ininterrupta, sendo a única fonte de energia em toda a base.






A Base Antártica de San Martin é cercada por imponentes geleiras e localizada nos últimos metros de rocha de uma ilhota, sendo uma das mais belas paisagens da Península. Pertencente à República Argentina e fundada em 1951 por seu exército, é a primeira estação construída no continente e o primeiro assentamento humano localizado ao sul do Círculo Polar Antártico.


Atualmente, a base é habitada ao longo do ano por cerca de 20 pessoas que estão realizando atividades relacionadas à meteorologia, bem como tarefas científicas no LASAN (Laboratório Antártico Multidisciplinar na Base San Martin).

A Base Antártica Esperanza está estrategicamente localizada na entrada da Península Antártica, no meio de uma paisagem única e rodeada por geleiras, montanhas e mar, a base é sem dúvida uma das mais singulares da Península. Semelhante a uma cidade pequena, com as suas casas encostadas na encosta da colina que albergam todo o ano cerca de 80 pessoas e recebem na estação quente mais de 1.000 turistas.


Fundado em 1952 com a instalação do farol que leva seu nome, a base é caracterizada por ser o estabelecimento civil permanente onde o primeiro nascimento humano foi registrado no continente antártico.